quarta-feira, 10 de abril de 2024

Dr. Paulo estava certo

Por trás do que se diz…... 

 

Dr. Paulo estava certo

 


Quando a Grande Imprensa o citava frequentemente, o Dr Paulo Maluf lembrava, sempre que podia, o velho ditado de que o Lobo perde os dentes na velhice mas não pede o Vício.

Um velho fellow traveller americano, de seus tempos de Veja, O GLOBO, Jornal da Tarde, Estadão e Folha mostra em 31 de março de 2024 nessa Folha cada vez menos semelhante aos seus melhores dias de antanho, que suas paixões não se abateram em 60 anos, e quais, realmente, são os seus heróis...

Referimo-nos a Élio Gasperi, cuja carreira no Jornalismo lembra a carreira fictícia de Pepe Carvalho , a criação do grande literato catalão  Manuel Vazquez Montálban, quando deixando a militância de Esquerda, aceita ser consultor da CIA sobre a sua Espanha, agora democratizada, plotando quem era quem para que Washington não se equivocasse…

Os  rasgados elogios de Gasperi a Vernon Walters, um dos mais eficientes instrumentos da corrupção americana da mente de importante  militares brasileiros, ingênuos compradores das imagens maniqueístas americanas da Guerra Fria, mostra que a idade nada ensinou ao velho, inteligente e alienado jornalista. Que havia  aproveitado  sua passagem por Washington nos anos 80 para ser consultor da CIA sobre o Brasil em vias de democratização.

E serviços ele já prestara antes, quer na imprensa, quer em seus livros.. O principal foi o cuidadoso recorte excludente  do qual Gasperi foi artesão em seus 4 volumes, do papel americano no golpe de 1964 e, mais grave, na introdução da tortura impiedosa como instrumento de Estado para a dizimação dos ”perigosos comunistas, ateus e apátridas”.

Seu tratamento, nos livros da série, da morte do instrutor de torturas americano, abatido na rua numa das primeiras reações à barbárie instalada na Operação Bandeirantes é o de um herói morto a serviço do Bem.

Com toda a responsabilidade que o Estadão teve para que 64 ocorresse, um artigo desse, uma Elegia de Walters, nem pelas mãos do Eurípedes, egresso da Veja, aluno la fora de anos de endoutrinação, e  hoje Editor do jornal, teria passado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário